quinta-feira, 8 de abril de 2010

Santo André (457 anos)

Santo André é um município brasileiro localizado na Região Metropolitana de São Paulo, integrando um grupo de municípios conhecidos como Região do Grande ABC. Sua população estimada em 2009 foi de 673.396 habitantes. Ocupa uma área de 175 km, o que resulta numa densidade demográfica de 3.816,52 hab/km.


Município de Santo André
Santo andré prefeitura.JPG
Brasão de Santo André
Bandeira de Santo André
BrasãoBandeira
Hino
Fundação8 de abril de 1553 (457 anos)
Gentílicoandreense
Lema"Paulistarum Terra Mater" (Terra-Mãe dos Paulistas)
Prefeito(a)Aidan Ravin (PTB)
(2009 – 2012)
Localização
O nome do município remonta à antiga vila de Santo André da Borda do Campo, que existiu na região do Grande ABC. Esta vila foi fundada por João Ramalho, que se uniu à índia Bartira, filha do cacique Tibiriçá, da tribo dos Guaianases. Em 8 de abril de 1553, o seu pedido de transformar a região em que vivia em Vila foi atendido pelo governador-geralTomé de Sousa.
Em 1558, Ramalho passou a governar a vila como alcaide-mor. Em 1560, devido às rivalidades entre os padres jesuítas de Piratininga , e o alcaide, além dos conflitos com os povos indígenas da Confederação dos Tamoios, o governador-geral Mem de Sá decidiu transferir a vila para os campos de Piratininga, onde desde 1554 já se localizava o Colégio de São Paulo - erguido no atual Pátio do Colégio.
Em 1889 foi instalado o município de São Bernardo, que incluía o território do atualmente denominado Grande ABC, que corresponde a Santo André, São Bernardo do CampoSão Caetano do SulDiademaMauáRibeirão Pires e Rio Grande da Serra.
O nome Santo André só ressurgiu em 1910, com a criação de um distrito às margens daSão Paulo Railway ou Estrada de Ferro Santos Jundiaí. Nesta época, a região constituía o bairro da estação, do município de São Bernardo.
(maiores informações poderiam ser adicionadas com alguma consulta ao Museu Municipal, localizado na Rua Senador Fláquer do município da Santo André, no estado de SP.
Ficheiro:File0037.jpg
O Parque Central era um terreno muito extenso pertencente à Rede Ferroviária Federal e depois à Light, antiga companhia de energia elétrica do estado de São Paulo. Milhares de árvores, garças e outras aves, cinco lagos com peixes, pistas para caminhadas, ciclovias, parque de diversões para as crianças, espaço para aeromodelismo e uma concha acústica para espetáculos musicais são o destaque do parque.
Para as crianças, há também o Parque Regional da Criança "Palhaço Estremilique", na região da Avenida Itamarati, no segundo subdistrito de Santo André. O local conta com brinquedos para várias idades e em especial para menores no Projeto Guri. Também fica no parque a EMIA (Escola de Municipal de Iniciação Artística), que oferece cursos gratuitos para várias idades em diversas expressões artísticas.
Também em Santo André, no bairro de Santa Terezinha no Teatro Conchita de Mores, se situa a primeira Escola Livre de Teatro do Brasil, a ELT, referencia internacional na formação do ator e no seu método pedagógico colaborativo.
Muitos dos antigos salões de cinema em Santo André se transformaram em igrejas evangélicas ou foram demolidos para estacionamentos e mercados, como é o exemplo do Cine Tangará, do Studio Center e do Cine-Teatro Carlos Gomes, este último recuperado e tombado pelo município em 1998. Os cinemas agora ficam por conta dos shoppings. O Shopping ABC Plaza, na Avenida Industrial, e Shopping ABC, nas antigas instalações do Mappin, na Avenida Pereira Barreto, no bairro Paraíso, possuem dezenas de salas de exibição.
Estação Prefeito Celso Daniel-Santo André da CPTM.
A cidade também conta com pequenos clubes esportivos particulares e temáticos, como o Clube de Portugal do Grande ABC, no bairro Paraíso.
Em relação ao esporte, a cidade conta atualmente com o Esporte Clube Santo André, fundado em 1967. O clube conquistou em 2008 o acesso à Série A-1 do Campeonato Paulista e à Série A doCampeonato Brasileiro de Futebol, após belissimas campanhas, cujos principais destaques foram os jogadores Neneca, Jefferson, Marcelinho Carioca e Márcio Mixirica. A maior conquista do clube foi aCopa do Brasil de 2004, tendo como destaques os jogadores Sandro Gaúcho, Romerito, Alex, Élvis e Osmar, culminando com a disputa da Taça Libertadores de 2005 e a quase classificação a segunda fase da competição, onde ganhou 1 jogo do ex-campeão Palmeiras. Nos anos 1980, outro esporte se consagrou em Santo André, o voleibol com o antigo time da Pirelli onde surgiram grandes estrelas do esporte nacional. Um dos últimos feitos do clube foi o acesso a série A do campeonato Brasileiro
A música também é um lazer na cidade acompanhada por um grande números de jovens ou até adultos que formam suas bandas e apresentam-se em festivais organizados por estúdios em bares no Bairro Jardim e no centro da cidade.
A cidade conta ainda com uma associação voltada ao estudo e à divulgação das espécies vegetais da família das orquídeas, a Sociedade Orquidófila de Santo André - SOSA. Fundada em 1° de maio de 1956, foi reconhecida como de utilidade pública pela Prefeitura Municipal em 1982 e é a principal organizadora do Festival de Flores de Santo André, que faz parte do calendário de festividades em comemoração ao aniversário da cidade.
Moinho São Jorge


Andreenses ilustres

Diego Hypólito, andreense ilustre.

PARABÉNS SANTO ANDRÉ