sexta-feira, 9 de julho de 2010

Não vão me impedir de trabalhar’, diz taxista agredido no Galeão


Internado e ainda com dor, Kleber Rosa prestou depoimento no hospital.
Ele afirma não lembrar do episódio e só soube o que houve após ver vídeo.

Alícia UchôaDo G1 RJ
Há seis anos trabalhando como taxista nas ruas do Rio, Kleber Rosa, de 31 anos, só sabe como foi agredido por outros taxistas no Aeroporto do Tom Jobim(Galeão), na Ilha do Governador, na madrugada de quarta-feira (7), porque assistiu ao vídeo com as cenas de violência já no hospital.
“Não lembro de nada. Quando vi não acreditei. Fiquei muito tempo desacordado até o socorro”, diz ele que, ainda internado, sente os efeitos do episódio. “Ainda dói muito”. Foi no Hospital Miguel Couto, na Zona sul do Rio, que ele prestou depoimento à polícia e afirmou que tem condições de reconhecer os agressores, mas que não lhe foi pedido nenhum tipo de retrato falado.
Segundo a delegada Fátima Bastos, responsável pelo caso, já foram ouvidos também quatro suspeitos e duas testemunhas do episódio.
Kleber conta que já havia ouvido falar de agressões por taxistas que trabalham tanto no Galeão como no Santos Dumont e na Rodoviária Novo Rio, por causa da disputa pelas boas gorjetas e grandes trajetos de turistas. “Mas já tive que levar outros passageiros lá e nunca tinha visto nada. Eu deixei um passageiro, uma passageira fez sinal e, quando eu desci para pegar as malas dela, eles vieram”, conta.
‘A gente está trabalhando, não sou bandido’, diz taxista
Apesar do medo, ele já planeja voltar ao trabalho. “Dá medo, mas tenho que voltar. Eles não vão me impedir de trabalhar. A gente está trabalhando, não sou bandido”, desabafou ele, que pede que outros colegas de profissão que tenham passado por algo parecido denunciem. “É preciso correr atrás e não deixar impune”, sintetiza Kleber.

Outros três motoristas, no entanto, ainda não foram identificados. Eles vão responder por tentativa de homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e porque não deram chance de defesa à vítima.
Pai de dois filhos, ele conta que a filha caçula ainda chora ao vê-lo. “Ela chora porque só sabe que bateram no pai dela, mas não entende por que”, lamenta.
Taxistas afastados
Os dois motoristas de táxi que foram identificados como suspeitos de agredi-lo já
foram afastados de suas cooperativas. A Polícia Civil vai enviar um ofício à Secretaria de Transportes do Rio pedindo uma punição administrativa, e com isso eles podem até perder o registro e o direito de exercer a profissão.
Imagens
As imagens mostram os agressores dando chutes e socos na cabeça da vítima, que fica desacordada, caída na rampa do setor de desembarque. O motivo da agressão seria porque a vítima, também taxista, teria deixado um passageiro e aceitado o embarque de outro, provocando a ira dos taxistas de cooperativas que fazem ponto no aeroporto.
A Subsecretaria de Fiscalização de Transportes (SubF), da SMTR, informou que, apesar da Infraero, que administra o espaço do aeroporto, trabalhar com determinadas cooperativas a circulação de táxis na área de embarque e desembarque do terminal, o fato não confere a elas o monopólio da prestação do serviço de transporte de passageiros. O taxista que sentir-se coagido deverá procurar a autoridade policial.

Todo pastor tem uma vida pregressa conturbada. Vc acredita em ex-bandido, ex-drogado, ex-ladrao?

Para ser pastor basta saber pedir dinheiro( palavra do bispo Edir Macedo, filmado). Entao basta saber enganar? Sinceramente, voce acredita que um sujeito tipo Bruno, um dia mudara todo o seu comportamento simplesmente de uma hora para outra por que acredita em algo divino?



Caso Eliza ainda tem várias perguntas sem respostas

Polícia investiga o caso em Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Localização do corpo de Eliza Samudio é o maior mistério.

Do G1, em São Paulo
Eliza SamudioEliza Samudio (Foto: Reprodução/TV Globo)
- Onde está o corpo de Eliza Samudio?
Em depoimento à polícia, um menor disse que Eliza foi morta em um local semelhante a um sítio, na região de Belo Horizonte. O adolescente afirmou que viu a mão da jovem sendo jogada para cães. Ainda de acordo com ele, os ossos foram concretados no mesmo terreno. A polícia já fez buscas no sítio de Bruno (que fica em Esmeraldas, Minas Gerais), em uma lagoa (em Ribeirão das Neves, MG) e em uma casa (em Vespasiano, MG).
Nesta quinta-feira (8), o trabalho se concentrou em outro sítio, em Esmeraldas, que, segundo a polícia, seria usado pelo ex-policial Marcos Aparecido dos Santos para adestrar cachorros.
- Bruno estava no sítio na hora da morte?
O goleiro nega. No depoimento, o adolescente disse que Bruno teria visitado o sítio, mas que Eliza ainda estaria viva nesse momento. Segundo ele, Bruno teria dito para os demais envolvidos “resolverem o problema”. O delegado Edson Moreira, de Minas Gerais, no entanto, afirma que a investigação indica que Bruno não só estaria no local no momento do assassinato, como teria demonstrado tranquilidade.
- Quem matou Eliza?
Para a polícia, a execução, por asfixia, de Eliza Samudio teria sido feita por Marcos Aparecido dos Santos, conhecido como “Bola” e “Paulista”. Ele também teria sido o responsável pela ocultação do cadáver da jovem. De acordo com o advogado de Santos, ele nega a autoria do crime.
Firpe, advogado de Macarrão, encontrou com Dayane, mulher de BrunoFirpe, advogado de Macarrão, encontrou com Dayane,
mulher de Bruno (Foto: Pedro Silveira/O Tempo/AE)
- Qual o real envolvimento da esposa de Bruno?
A esposa de Bruno, Dayane, foi a primeira a ser detida pela Polícia Civil, em Belo Horizonte, em 25 de junho. Nessa data, ela foi autuada por subtração de incapaz e liberada depois de prestar depoimento. Segundo a polícia, Dayane é suspeita de ter escondido o filho de Eliza. À polícia, ela disse que Eliza teria abandonado a criança – que foi encontrada na casa de desconhecidos, em 26 de junho. O menor ouvido pela polícia afirmou que Dayane não teve envolvimento no sequestro e na morte de Eliza. Segundo ele, ela teria sido chamada após o crime apenas para receber a criança. Ela foi presa em 7 de julho.
- Qual a participação real de cada um dos envolvidos?
A polícia pediu a prisão de sete suspeitos e a internação provisória do menor. Entre os presos estão o goleiro Bruno, o principal suspeito; sua esposa Dayane, suspeita de esconder o filho de Eliza; Luiz Henrique Ferreira Romão, o "Macarrão", suspeito de ter sequestrado Eliza; Marcos Aparecido dos Santos, o “Bola”, “Paulista” ou “Neném”, suspeito de ser o autor do homicídio; Wemerson Marques de Souza, o “Coxinha”, suspeito de esconder a criança; Flavio Caetano de Araújo, também suspeito de esconder a criança; Elenilson Vitor da Silva, caseiro do sítio de Bruno; e Sérgio Rosa Sales, o "Camelo", primo de Bruno, suspeito de ser cúmplice no crime.
- O que aconteceu com Eliza enquanto ela ficou em cárcere privado, antes de ser morta?
Bruno e Macarrão sendo transferidos para BanguBruno e Macarrão sendo transferidos para Bangu
(Foto: FERNANDO SOUTELLO/AGIF/AE)
Segundo o advogado de Eliza, ela teria sido sequestrada em 5 de junho. De acordo com a polícia, a morte teria ocorrido quatro dias depois, em 9 de junho. Não se sabe detalhes do que aconteceu com ela durante o período em que esteve em cativeiro. De acordo com o menor ouvido pela polícia, Eliza teria sido forçada a ligar para uma amiga em São Paulo para dizer que estava tudo bem.
- O que aconteceu para os criminosos decidirem matar Eliza durante o sequestro?
Eliza teria ficado em cativeiro por quatro dias antes de ser morta. Não se sabe o que motivou os envolvidos a terminarem o sequestro e assassinar a jovem. Segundo o adolescente ouvido, Bruno teria visitado o sítio onde sua ex-namorada estava sendo mantida em cativeiro e dito para que resolvessem o problema. No dia seguinte, Eliza teria sido assassinada.
- Por que o exame de sangue que constatou que Eliza tomou um abortivo demorou tanto para sair?
Em outubro de 2009, Eliza registrou queixa acusando Bruno de sequestro, ameaça e agressão. Na ocasião, ela disse que Bruno a teria forçado a tomar um abortivo e fez um exame de urina para detectar a substância. O primeiro resultado desse exame só saiu em 1º de julho deste ano, após a divulgação do desaparecimento da jovem. A Polícia Civil investiga a demora desses resultados.
UMA AMIGA MINHA ME MANDOU UM IMAIL DIZENDO:
Eu acredito profundamente,pois quando uma pessoa tem um encontro com Deus de verdade,ela abandona suas práticas passadas e se torna uma nova criatura,mas a verdade que quem não teve experiencias com Jesus e uma vida cristã,jamais pode dar palpites,pois a palavra de Deus em 1 corintios 2:14 diz q o homem natural não compreende as coisas do Espirito de Deus pq lhes parece loucura,mas não podem entender,pois só se discerne expiritualmente. resumindo: Só quem é expiritual 
entende o mover de Deus. Que jesus abençoe sua vida e guie seus passos.
DANY