terça-feira, 8 de novembro de 2011

Ouve, filho meu, e aceita as minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida. Prov. 4:10.

Sérgio saiu naquela manhã do consultório médico sentindo-se morto-vivo. Correu desesperado em direção à praia e sentou-se na areia, contemplando o mar. Por sua mente desfilavam cenas grotescas da vida desregrada que tinha vivido. Ah, se pudesse voltar atrás no tempo, escolheria outro rumo. O pior de tudo era que ele conhecia os princípios estabelecidos por Deus para uma vida longa e saudável, mas não lhes deu importância. Achava que a juventude seria eterna. Deu rédeas soltas aos desejos loucos de seu coração, até aquele dia em que o médico lhe deu a notícia fatal. “Você está com Aids.”

Esta vida é cheia de dor. O sofrimento, a doença e a morte não são exclusividade de gente que rejeitou os conselhos divinos. Também os justos adoecem e até morrem. Mas, na maioria dos casos, a enfermidade é conseqüência de ter-se quebrado as leis da própria natureza.

Se você colocar fumaça num pulmão criado para receber oxigênio, mais cedo ou mais tarde a natureza irá cobrar o preço. Igualmente acontece com as bebidas alcoólicas, drogas e outros vícios. Não há corpo que resista. É como se você desejasse que o motor de seu carro durasse muito tempo sem trocar o óleo no seu devido tempo. Nada funciona bem quando você desobedece às instruções.

É justamente esse o pensamento bíblico de hoje. “Aceita as minhas palavras e se te multiplicarão os anos de vida.” O texto não diz: “te multiplicarei”, mas “se te multiplicarão”. Por quê? Porque embora a vida pertença a Deus e Ele a dá a quem Ele quiser, a qualidade e a dimensão da vida dependem da obediência aos princípios estabelecidos por Ele.

Sentado em frente ao mar, Sérgio chorou, clamou, se humilhou e pediu perdão a Deus pela vida tola que viveu. Conheci o Sérgio anos depois, administrando da melhor maneira sua enfermidade, mas vivendo uma vida completamente diferente.

Os conselhos divinos nunca têm como propósito cortar a liberdade de ninguém. Deus só quer que você seja feliz e viva uma vida plena como resultado da obediência a Seus princípios. Ele diz para você hoje: “Ouve, filho Meu, e aceita as Minhas palavras, e se te multiplicarão os anos de vida.”