terça-feira, 26 de junho de 2012

Estado autoriza policial militar a fazer ‘bico’

O comando-geral da Polícia Militar vai legalizar o ‘bico’ para policiais de Rio Preto. Em 60 dias, eles vão reforçar o salário com uma ajuda extra da Prefeitura em troca de serviços de fiscalização de ambulantes, segurança em prédios públicos, controle da lei do silêncio e outras atividades de competência municipal. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a jornada fora do expediente não pode ser superior a oito horas ou ultrapassa 12 dias mensais. Conforme a PM, o valor da remuneração para Rio Preto não foi definido, mas deve girar em torno de R$ 13 por hora.

O anúncio da concretização do convênio é do comandante-geral da PM, Álvaro Batista Camilo, que participou ontem de solenidade de posse oficial do coronel Antônio César Cardoso no Comando de Policiamento do Interior (CPI-5) Rio Preto, que assumiu o cargo no lugar de Sérgio Luiz dos Santos, transferido para a corregedoria. A atividade extra atualmente é proibida na PM, mas informalmente tolerada.

O bico é considerado infração disciplinar e pode levar à demissão. Levantamento da Associação de Cabos e Soldados de São Paulo, ao menos a metade do efetivo de Rio Preto faz bico, o que corresponde a 300 homens. Os detalhes jurídicos do convênio estão finalizados, segundo Camilo. “Está tudo certo. O prefeito (Valdomiro Lopes) concordou e voltarei aqui para lançarmos o programa”, disse o comandante.