terça-feira, 14 de agosto de 2012

Como andar de ônibus em Londres



1o passo – Encontre o ponto de ônibus
Os pontos de ônibus (“bus stops”) são sinalizados com este círculo vermelho com uma linha central. Na placa está especificado o nome do ponto (neste caso “Conduit Street”) e a direção em que os ônibus estão indo (neste caso “Great Portland Street e Marble Arch”). Como o trânsito funciona na mão contrária a que estamos acostumados, é muito fácil fazer confusão e ir para o ponto errado, do outro lado da rua. Fique atento. Note também que há uma letra branca em fundo vermelho, na parte mais superior da placa. Neste ponto, a letra é M, e veremos abaixo o que ela indica.
Na placa também estão especificadas as rotas que param naquele ponto específico, indicadas pelos números: 6, 15, 23, etc. , em um fundo amarelo. As rotas que se iniciam pela letra N (N15, N18, etc.) só operam à noite. E na parte inferior há o aviso: “Compre sua passagem antes de entrar em todas as rotas”, que indica que nessas rotas não é possível comprar a passagem diretamente com o motorista. Se você não tiver um travelcard ou Oyster, é preciso comprar um bilhete avulso nas máquinas disponíveis em diversos pontos (mas não em todos).

Nesta tabela, você pode ver todos os ônibus que param naquele ponto e em outros próximos. Note que para cada número de rota há dois sentidos, por exemplo, o número 88 em direção a Camden Town para no ponto M (aquela letra na parte superior do ponto, lembra?), mas caso você queira ir no sentido contrário, em direção a Clapham Common, você terá de ir ao ponto T.
3o passo – Como saber onde é o ponto certo?
Provavelmente, em uma rua de duas mãos, o ponto da rota em sentido contrário estará no lado oposto da rua, mas nem sempre é assim. Para saber com certeza, você deverá consultar o mapa próximo ao “route finder”, com todos os pontos e rotas daquela área especifica. No caso da Regent Street/ Conduit Street que estamos usando neste exemplo, o mapa é assim: