quinta-feira, 23 de agosto de 2012

FEITICEIROS



Feiticeiros e feiticeiras vivem entre nós. Mais do que simples crendices, a magia ganha espaço em nossa sociedade. Para desevendar este novo fenômeno, a equipe do Jornal da Elite entrevistou vários grupos de feiticeiros e descobriram várias coisas interessantes.
A Magia segundo os feiticeiros é a capacidade de manipular forças da natureza para obter fenômenos ditos sobrenaturais. É uma arte, ou ciência segundo alguns deles, que se aprende. Dessa forma, qualquer um pode aprender, mas como em qualquer "profissão" as pessoas demonstram maior ou menor talento, existindo os verdadeiros "craques" da feitiçaria. A Magia é majoritariamente ritualística. Ou seja, os efeitos mágicos são obtidos através de rituais ou amuletos e talismãs, os quais são criados por outros rituais. Os rituais são necessários para focalizar o poder dos feiticeiros e unir suas forças para que efeitos maiores possam ser obtidos. Apenas os feiticeiros que já são mestres podem prescindir dos rituais, mas mesmo eles preferem utilizá-los para os efeitos mais complexos.
Existe um número limitado de efeitos mágicos possíveis. Ao longo dos séculos, em várias partes do mundo, os feiticeiros e feiticeiras sempre tentaram obter basicamente as mesmas coisas através de rituais e amuletos. As particularidades de cada ritual variavam de acordo com a cultura, mas o efeito variava pouco. Por exemplo, por mais que variem os rituais envolvidos, fazer chover para salvar a safra sempre será fazer chover para salvar a safra. Os efeitos mágicos possíveis são: adivinhatório (passado, presente, futuro); cura e doença (curar, fazer adoecer); magia natural (fazer chover, metamorfose); manipulação emocional (aterrorizar, fazer se apaixonar); manipulação mental (controle mental, leitura mental); manipulação sensorial (miragem, ilusão); Necromancia (viagem astral, falar com os mortos); sincronicidade (dar sorte ou azar); cada um destes efeitos possui os seus próprios feitiços e contrafeitiços.
Em nossas conversas os feiticeiros disseram que tiveram de se manter em segredo por centenas de anos devido a histeria da caça às bruxas dos séculos XV, XVI e XVII e os preconceitos que sofriam. Apenas recentemente eles puderam agir mais abertamente. Um ponto interessante dos feiticeiros é que eles se organizam em Ordens. Enquanto algumas delas tem centenas de anos, tendo surgido da necessidade dos feiticeiros se ajudarem para poder sobreviver, outras são bem recentes. A maioria delas age abertamente, algumas são misteriosas e apenas ouvimos falar delas através dos relatos de membros das outras ordens.